quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Escrever é Preciso

"Lu Oliveira é curitibana de nascimento e maringaense de coração. Formou-se em Letras pela UEM e trabalha como professora de Língua Portuguesa há 13 anos. Escreve por prazer desde os tempos da faculdade e encontra nas palavras uma forma de dizer ao mundo o que pensa e sente, mesmo correndo o risco de não ser compreendida. Seus textos são crônicas do cotidiano: um olhar particular sobre o universo coletivo.
Usei o recurso "CTRL+C / CTRL+V" para trazer para cá o que diz o perfil da minha mais recente descoberta, nem a conheço, foi curiosidade que me levou a encontrar o link do blog dela dentro da "Tribuna Livre" do blog do Edson Lima, ai passei a manhã toda lendo textos e me deliciando com as publicações inteligentes desta menina/mulher/mãe/esposa/professora e blogueira, quando li no perfil dela que ela é professora de língua portuguesa, ai me interessei ainda mais, por gostar muito do assunto "Língua Portuguesa" e por perceber que ela escreve com muito cuidado deixando aos seus alunos, o bom exemplo a ser seguido. Cheguei ao trabalho por volta das 08h30min da manhã e como no início do ano é tudo muito tranqüilo acabo ficando fuçando os blogs por ai, achei interessante que no post que fiz no dia 4, antes de viajar eu disse que iria andar fuçando nos blogs em busca de erros que fossem passíveis de risos e ao mesmo tempo de aprendizado, pois quando temos a chance de observar atentamente o que está errado, não podemos só achar engraçado, temos que aproveitar para aprender "como não fazer" como diria "Thomas Edson". Tomei a liberdade de escolher algumas das publicações da Lu e nomeá-las aqui, postando junto o link direto, serão espalhados por ai, no total uns 10 eu acho, aposto que no fim das contas você que gosta de ler bons textos vai mesmo é acabar lendo o blog desde o início, uma leitura tranqüila e prazerosa. 
Por exemplo, a Lu tratou do assunto "religião" e chamou de "Religião Tabajara" e ta cheio delas por ai, interessante que hoje mesmo, pouco antes de acessar o blog da Lu, li num comentário do blog do Edson um internauta reclamando de uma igreja que fica nas proximidades da casa dele, que é bem barulhenta e que fica bem em frente a um bar, gente, bar e igreja é o que mais tem nesta cidade, o problema é se um dia juntarem as duas coisas, ai sim a coisa vai degringolar de vez. "Não é o Amor" fala sobre as letras de algumas das músicas que são sucesso atualmente, muito interessante, ela até teve o capricho de citar alguns trechos de uma música deste chamado "Sertanejo Universitário". Me fez lembrar de um texto que li uma vez no Odiário e que acabei me descuidando e não guardei, mas era de uma estudante de jornalismo que expressava sua opinião sobre a onda de funk que estava começando, no texto dela, que foi publicado na versão impressa do jornal, depois de discorrer sobre o tema citando alguns trechos das letras do funk que tava rolando em algumas rádios, ela dizia que a indignação dela a fazia ter vontade de montar numa eguinha e pocotó, pocotó, pocotó pra bem longe daqui. "Toda Nudez Será Premiada Parte II" pensa num texto interessante, engraçado e inteligente, sabe que também acho que não sou deste planeta,  ela fala da Lady Gaga e de outras figuras, que dão certo nojo, mas que conquistam um espaço enorme na mídia. Se quiser ler antes o texto "Toda Nudez Será Premiada" que é a primeira parte deste, basta clicar ali atrás (oops). "Quero Oferecer Esta Música Pra..." Neste eu deixei um comentário meu, sabe como é né, quando o assunto é música, e relembrar os anos 80, ai não tem jeito, eu me envolvo mesmo. "O Dia Em Que Um Carro Caiu Do Céu" de tudo que eu li a respeito do acidente com os funcionários do grupo "RCC" até agora, em minha opinião ela foi a pessoa que tirou o melhor proveito. Por impulso, acho que passarei o dia fuçando no blog da Lucilene, voltando um pouco no tempo, fui ler o que ela andou publicando no mês de agosto, que é o mês de meu aniversário e encontrei este texto sobre o horário político que achei bem interessante, mesmo depois de tanto tempo, vale sim a pena ler. Eu vou parar por aqui, mas vou continuar lá, lendo o que a Lu publica, gostei mesmo do blog da professora, espero que você também possa tirar bom proveito do que esta moça publica, já fica registrado, esta foi a minha descoberta do início do ano, e espero que ela continue a contribuir para a boa formação dos nossos jovens, para que haja menos promiscuidade entre eles, que a professora Lucilene Oliveira continue com essa inspiração do Espírito Santo, e que 2011 seja um ano abençoado na vida de todos nós.
Obs. Acabei ficando praticamente o dia todo no blog da Lu...

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada, André! Bom saber que minhas palavras encontram eco entre os meus leitores. Agradeço imensamente seus elogios. Parabéns também a você por manter um espaço virtual tão convidativo. Abraço, querido!

De Pai Pra Filho. De Filho Pra Pai

Sabe esses vídeos que vemos quase que diariamente em postagens do facebook com participações brilhantes em reality shows ao redor do mundo, ...