sábado, 2 de janeiro de 2010

Veja Além Do Embrulho!!!

Presente: Que está no tempo em que se fala ou de que se fala, Gravado na mente, no coração. Coisa oferecida a alguém. = dádiva, mimo, oferta, prenda.

Essas são algumas das definições para a palavra "presente" encontradas no dicionário, e o presente do qual quero falar aqui é aquele que muitos receberam e ofereceram neste natal, e o fazem também em outras ocasiões, alguns trocam presentes na páscoa, os namorados trocam presentes no dia dos namorados, alguns casais gostam de trocar presentes no dia de aniversário de namoro ou de casamento, todo mundo gosta de receber presente no dia do aniversário e por ai vai...
Você por acaso se lembra do embrulho, do papel de presente de algum presente que você tenha ganhado um ano atrás ou mais, tem algum guardado?
Andei pesquisando, fiz essa pergunta a várias pessoas e quase sempre ouvi a mesma resposta. Os que responderam que sim, que se lembravam, ou que até tinham guardado o papel de presente, acabavam sempre entendendo e concordando com a argumentação que virá a seguir.
Eu ja guardei papel de presente sim, ja vi minha mãe fazer isso também, só que sempre era pensando em usa-lo novamente para embrulhar um presente e entregar a alguém, pois no final das contas, o que queremos mesmo é o que vem dentro, o que interessa mesmo é o que está envolvido pelo embrulho, ninguém veste o embrulho, ninguém fica mostrando o embrulho. Ganhei um relógio da minha tia Marta quando eu era criança, me lembro perfeitamente do relógio, era digital, muito simples, mas era o meu presente, e eu tinha ganhado da minha tia que eu sabia que me amava muito e aquele era o gesto de carinho dela para mim e meus primos naquele Natal, cada um dos maiores ganhou um, não me lembro exatamente em que ano foi, mas com certeza foi la pela metade dos anos 80, o reloginho preto, marcava as horas e a data, me lembro exatamente do relógio e tenho uma vaga lembrança de que veio embrulhado em alguma coisa, não foi o embrulho que me fez sentir orgulhoso, não amarrei o embrulho no pulso pra ir pra igreja, não foi o embrulho que eu quis exibir para os meus amiguinhos, eu quis que todo mundo visse o relógio.
Quantas vezes você ja ouviu alguém dizer que "fulano(a)" é feio(a) ou quantas vezes nós mesmos ja dissemos isso ?
Ja vi mulheres lindas por fora que se revelaram pessoas muito feias quando me aproximei e também vi o contrário, vi pessoas que em sua aparencia poderiam ser tachadas de feias, mas que quando se tem a oportunidade da convivencia, e de conhecer a "pessoa" por baixo do embrulho, se descobre que a beleza existe ali e que perdemos muito tempo esperando por presentes que venham num embrulho muito pomposo e demoramos demais pra entender que a vida nem sempre nos oferece essa possibilidade. Vamos imaginar a seguinte situação, a pessoa chega pra você e diz que quer te dar um carro de presente e que o tal carro está la fora, em frente a sua casa, esperando, quando você chega la, percebe que aparentemente tem dois carros, ambos embrulhados como presente e sem entender você pergunta a quem está lhe oferencendo o presente o significado daquilo e ouve a seguinte explicação:
 - Há um carro embaixo de cada um dos embrulhos, o que você escolher, o que você decidir desembrulhar, será seu...
Um dos embrulhos é mais simples, e pelo formato parece esconder um fusquinha, o outro toma uma forma maior, é todo lindo e pelo jeito pode estar escondendo um carrão, sei lá um carrão zero talvez e digamos que você vá direto para o embrulho que mais te agrada e quando tira o embrulho descobre que ali embaixo se escondia um "TL" quando o outro embrulho é retirado, você se da conta de que ali embaixo havia um "New Beatle" que parece fusca, é inspirado no Fusca, mas é totalmente novo, lindo, cheiroso e moderno. É assim que funciona, tem presentes lindos que vem em embrulhos lindos, mas não é regra, nem sempre é essa realidade que encontramos, as vezes o que é feio aos nossos olhos, pode ser lindo para nossas almas, quando passar pela sua cabeça que alguém é feio, lembre-se disso e se permita enxergar o que há por baixo do embrulho feio, pode ser que ali esteja um presente lindo, não perca o presente só por causa do embrulho.
Texto que surgiu de uma conversinha com meu amiguinho Neto, filho da Erica.

Nenhum comentário:

De Pai Pra Filho. De Filho Pra Pai

Sabe esses vídeos que vemos quase que diariamente em postagens do facebook com participações brilhantes em reality shows ao redor do mundo, ...