Categorias

quinta-feira, 22 de abril de 2010

- !!!! O QUE, VOCÊ NUNCA ASSISTIU BEN-HUR!?!?!?!?!?!?!?

Hoje eu assisti o filme "Ben-Hur"...
E agora posso afirmar com toda convicção que, esse é sem dúvida o melhor filme que eu ja vi na minha vida...
Nunca me considerei um cinéfilo mas quando começou minha amizade com o Marcelo, comecei a perceber que de cinema eu entendia quase nada e que ele tinha muito mais veia de cinéfilo do que eu, um certo dia na locadora estourou a bomba e veio a pergunta do Marcelo com um tom de exclamação enorme:
 - !!!! O QUE, VOCÊ NUNCA ASSISTIU BEN-HUR!?!?!?!?!?!?!? - !!!MAS QUE "ERDA" DE CINÉFILO É VOCÊ ANDRÉ!?!?!?"
Vamos aos fatos...
O Filme em sua primeira versão, é de 1907(versão muda) adaptado da obra do escritor Lew Wallace, que na verdade, acabou originando também o primeiro processo por violação de direitos autorais, movido pelo autor e que aliás teve ganho de causa, desde então nenhuma adaptação de livro para o cinema foi realizada sem a devida autorização do autor da obra.
Em 1925 foi filmada a primeira versão cinematográfica do livro do escritor Lew Wallace, agora sim com autorização do dono da obra(também mudo). Eu assisti hoje a premiada versão de 1959, agora que pensei, meu pai tinha 6 aninhos quando fizeram grande filme.No dia que peguei o filme emprestado com o Marcelo na casa dele, me lembro de ter ouvido o Jeff comentar que esse sim era um "Filmão" e que realmente tinha ganho todos os oscars e pode esquecer as premiações que nós da nossa geração vimos, pois não há como comparar os 11 oscars ganhos por "Titanic (1997)" ou "O Senhor dos Anéis: O Retorno Do Rei (2003)" "Ben-Hur" é o filme e ponto final. Vencedor de 11 oscars, numa época em que as premiações ainda não eram tão politizadas quanto são hoje e, as condições técnicas eram muito limitadas, o filme dirigido por William Wyler é um verdadeiro espetáculo, de imagens e de emoção, quando eu achar a venda esse mesmo box que o Marcelo tem, vou comprar com certeza, um abraço a todos e se tiver a oportunidade de assisitir, não deixe passar, e vai entender o por que depois de assistir eu entendi que merecia esta postagem...
Oscar de 1960 - 11 estatuetas, de um total de 12 indicações   
* Melhor Filme
    * Melhor Diretor (William Wyler)
    * Melhor Direção de Arte a Cores
    * Melhor Ator Principal (Charlton Heston)
    * Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith)
    * Melhor Fotografia
    * Melhor Figurino a Cores
    * Melhores Efeitos Especiais
    * Melhor Montagem
    * Melhor Trilha Sonora
    * Melhor Som
Fonte: Wikipedia

Um comentário:

Tarkin disse...

as passagens que ele encontra Jesus, sem saber que era Cristo, são de uma sensibilidade enorme. a cena da corridas de bigas é pura tensão. são aproximadamente 4h de filme que não canso de reprisar, hehe.