quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Aviso Aos Navegantes

UTILIDADE PÚBLICA
Espero que esta postagem sirva de alerta aos desavisados que ainda são inciantes no uso desta ferramenta tão útil e agil que é a Internet, através dos E-mails, o MSN e por ai vai...
Durante o ano todo corremos o risco de descobrir que nosso computador foi infectado por algum vírus mas especialmente nessa época do ano, em tempos de festas, e das compras de fim de ano, esse risco aumenta, os desonestos também atuam e muito aqui no mundo "virtual" e todos estão sujeitos a ser vitimas desses bandidos.
Na imagem abaixo, vou tentar ajuda-los(as) a identificar esses e-mails, é só um exemplo, mas não foge muito a regra, eles são geralmente muito parecidos.
O e-mail que eu recebi:
De:                                         Assunto:
Banco Bradesco S.A                   Seu Cartão Chave de Segurança Expirou

Detalhe, eu não tenho e nem nunca tive nenhuma conta no Bradesco...
Nesta imagem eu de forma bem simples destaquei com o "Paint", os lugares onde ficavam os links e você poderá ver abaixo na "Barra de Status" da imagem o que aparece onde normalmente apareceria o endereço do recentente, nesse caso o "Bradesco".
Clique sobre a imagem para ver de forma ampliada 

Eu tenho conta na Caixa, e se recebesse um e-mail desse tipo que fosse da Caixa Economica não clicaria, mas conheço alguém que nunca foi a Paris e recebeu um e-mail de uma amiga que também era uma vítima inocente da situação e que até onde eu sei, também não conhece a cidade luz, que dizia assim:
Nossas fotos em Paris ficaram ótimas, separei algumas, depois te mando as outras...
Torre Eyfel.jpg (Correto seria Eiffel)
Louvre.jpg
...e cada um desses nomes eram links que instalavam automaticamente um tipo de vírus muito comum hoje em dia e que conforme você usa o teclado pra seu banco por "Internet Banking" consegue capturar seus dados e senhas e ai quando você se da conta, ja é tarde, meios de não cair nesses golpes? um deles é não clicando em links recebidos por e-mails, vindos de banco, ou de instituições do governo ou até mesmo como nesse caso que eu citei da minha amiga, de uma pessoa conhecida. Uma outra possibilidade é de quando você acessar o Internet Banking, quando o seu computador ja foi infectado por um vírus do tipo "cavalo de troia", ao digitar por exemplo "www.meubanco.com.br" o vírus te direciona para um site identico, ao do seu banco, uma réplica mesmo e atravez desse site o hacker captura seus dados e senhas, uma maneira de escapar deste golpe é a seguinte: Quando você desconfiar que o seu micro está infectado por um desse vírus e que o site que você está acessando não é o do seu banco, proceda da seguinte forma: na primeira vez digite uma senha incorreta, o vírus não sabe identificar se a senha é correta ou não, e vai confirmar e abrir a página seguinte, se isso acontecer, então vá ao seu banco e faça as movimentações pessoalmente, e não volte a usar o seu micro para acessar o Internet Banking antes de pedir a um técnico para ver o problema, de preferencia "Formatá-lo".
Comprar pela Internet não é totalmente inseguro, acessar a sua conta pela internet também não é, mas é preciso ter alguns cuidados, assim como também é importante ter os devidos cuidados quando for as compras na rua ou quando for fazer movimentações bancárias nos bancos, cuidado nunca é demais, boas compras, e boas festas.

Nenhum comentário:

De Pai Pra Filho. De Filho Pra Pai

Sabe esses vídeos que vemos quase que diariamente em postagens do facebook com participações brilhantes em reality shows ao redor do mundo, ...