quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Cordel da Mulher Paraibana - by Mayana Neiva

Semana passada por ocasião dos feriados tive a oportunidade de assistir o Programa do Jô, algo que eu não fazia a muito tempo, o programa vai ao ar muito tarde, para quem tem que acordar cedo para trabalhar é bem complicado.
Ainda bem que a sorte sorriu para mim nesse dia, pois bem no programa que eu assisti, estava lá a atriz Mayanna Neiva, simpática toda vida e aparentemente uma pessoa muito inteligente, ela recitou um cordel lindíssimo, que serve de homenagem a todas as mulheres brasileiras. Comecei a me familiarizar com a Literatura de Cordel ano passado durante o FEMUCIC, alias vem ai mais uma edição, a movimentação aqui no SESC já está começando a ficar diferente, voltando ao assunto, a Mayana contou um epsódio de quando ela em viagem foi representar a Paraiba como Miss e esqueceu no hotel uma pequena lembrança que ela teria que entregar ao então governador do estado de São Paulo Geraldo Alckemim, pois era costume que isto acontecesse, creio eu que ter oferecido o cordel como presente dela ao governador foi muito melhor, veja o vídeo abaixo e entenda melhor esta situação, aliás, preste atenção ao Cordel, lindas palavras de Mayanna Neiva.

O Cordel da Mulher Paraibana

Da aridez da terra
Ao âmago da alma
A mulher nordestina
Labaredas acalma
Em seu seio materno
Que o canto da beleza enseja
O céu ilumina, e a vida apedreja
Seu olhar felino
Destemido roseiral, indomado
Sob a flâmula da natureza imortal
Determinado, ousado, visceral
Permita-me anunciar ao espaço sideral, ao mundo inteiro
A imensidão do teu ventre nesse cordel estradeiro
Ana, Maria, Joaquina, Magdala, Eulália, Severina
Sob a sutileza de tua força feminina
O meu coração invadido por inefáveis labaredas
Mostra, Paraíba, a esse Brasil a tua grandeza
Afluente de força e tão rara beleza
Inspira-nos, nos caminhos teus
Pois, mulher paraibana, tu és a face feminina de Deus.

Nenhum comentário:

De Pai Pra Filho. De Filho Pra Pai

Sabe esses vídeos que vemos quase que diariamente em postagens do facebook com participações brilhantes em reality shows ao redor do mundo, ...